Pesquisa de Dicas e Ervas

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.

As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes

Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Melissa Lippia



Trata-se de um arbusto que mede de 2 a 3 metros de altura, com caule e ramos primários alongados, ascendentes, quadrangulares quando novos e pubescentes. As folhas são compostas de dois e raramente três folíolos, com formato que varia de oval a oval-oblongo, são agudos, serrilhados, cuneados na base, escamosos por cima, brancacentos por baixo, exalando cheiro de cânfora quando fricicionados. As inflorescências são capítulos subglobosos.

Nome Científico: Lippia geminata HBK. Sinonímia: Lantana lippioides Hook; Lantana mollissima Desf.; Lippia odorata Weigelt.; Lippia alba Gardn.; Lippia citrata Cham.; Lippia lippioides Hook. Et Arn.

Nome Popular: Melissa Lippia, Erva Cidreira do Campo, Alecrim do Campo, Salsa Brava, Salva Brava, Salva, Salva Limão, em português; Oroquez Morada, no México.

Família Botânica: Verbenaceae.

Parte Utilizada: Folha e caule.

Princípios Ativos: Óleo Essencial; Saponinas.

Indicações e Ações Farmacológicas: É antiespasmódica, estomáquica e emenagoga.

Toxicidade/Contra-indicações: Não há referências nas literaturas consultadas.

Dosagem e Modo de Usar: Não há referências nas literaturas consultadas.

Referências Bibliográficas:
• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

Um comentário:

Wagner Magalhães disse...

confira as descricoes pois so de ver que está postando como uma mesma planta, diversos nomes cientificos, ja caracteriza que está generalizando. A Lippia Citrata, é a salva do rio grande do sul e nada tem a ver com essa planta, só para ilustrar, as demais eu ja nem conferi.s