Pesquisa de Dicas e Ervas

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.

As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes

Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 3 de março de 2009

Assa Fétida

A Assa Fétida é uma goma-resina constituída pelo látex, dessecado e extraído por incisão dos rizomas e raízes diversas principal¬mente da Ferula asa-foetida L., Ferula narthex Boissier e da Ferula foetida (Bunge) Regel. Segundo a Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil 1ª Edição (1926), a Assa Fétida é descrita da seguinte maneira: “Esta droga apresenta-se sob a forma de lágrimas de cor pardo amarelada, de tamanho variável, isoladas ou aglomeradas, às vezes engastadas em uma massa resinosa vermelho parda, de consistência mais ou menos sólida. A fratura das lágrimas é a princípio branca, opalina, de aspecto porcelânico, tornando-se depois avermelhada e finalmente parda. A assa fétida amolece com o calor, exala cheiro fétido, aliáceo, persistente e tem sabor acre e um pouco amargo.
1 g de assa fétida, sendo triturado com 3 cm3 de água, dá uma emulsão esbranquiçada, que, por adição de algumas gotas de amônia, se torna amarela.
Em contato com o ácido sulfúrico, a assa fétida colore-se passageiramente de verde malaquita ou de verde amarelado, passando a pardo amarelado. Uma lágrima de assa fétida, sendo aquecida com ácido sulfúrico, dá um líquido pardo avermelhado, que, decantado, diluído com bastante água destilada e filtrado, mostra após supersaturação pela amônia forte fluorescência azul. Um soluto alcóolico de assa fétida dá, com um soluto alcóolico de acetato de chumbo, precipitado branco.
0,1 g de assa fétida dá por microsublimação ácido ferúlico, que, sendo aqeucido com algumas gotas de soluto de permanganato de potássio, exala cheiro de vanilina.
10 cm3 de um soluto alcóolico de assa fétida, sendo adicionados de algumas gotas de soluto de phloroglucinol e de algumas gotas de ácido clorídrico, adquierem cor vermelho cereja.
Adicionando-se a 3 gotas de um soluto alcóolico de assa fétida uma mistura de 3 gotas de ácido sulfúrico concentrado com 1 cm3 de ácido acético cristalizável, obtém-se coloração verde azulada, cuja intensidade varia com o cheiro da droga.”
Nome Científico: Ferula asa-foetida L. Sinonímia: Asa foetida Bauh.; Ferula asa foetida Spreng; Ferula foetida St.-Lag.; Peucedanum asa-foetida Baill.; Peucedanum hooshe Baill.; Scorodosma assa-foetida H.Karst.; Scorodosma foetidum Bunge.

Nome Popular: Assa Fétida, em português; Asant, Steckenkraut, Stinkasant e Teufelsdreck, na Alemanha; Asa Fétida, Estiércol del Diabolo e Férula Pérsica, em espanhol; Ase Fétide, Férule Ase Fétide, Férule de Perse e Férule Fétide, na França; Duivels Drek, na Holanda; Assafetida e Devil’s Dung, em inglês; Assa Fetida, na Itália.

Denominação Homeopática: ASA FOETIDA.

Família Botânica: Umbelliferae.

Parte Utilizada: Resina e pó.

Princípios Ativos: Óleo Essencial (6-17%): 2-butil-1propenil dissulfito e 1-(1-metiltiopropil)-1propenil dissulfito; Resina: cumarinas sesquieterpênicas, especialmente os farnesiferóis A, B e C, as asacumarinas A e B, derivadas da umbeliferona, o ácido ferúlico e o asaresinotanol; Goma: polissacarídeos, contendo arabinose, ácido glicurônico, galactose e ramnose.

Indicações e Ações Farmacológicas: A Assa Fétida flatulência e cólicas; no cólon irritável; na bronquite crônica, na asma, nas neuroses. Popularmente é um remédio para a epilepsia. Em Homeopatia é usada para pessoas fracas e nervosas, histéricas e grande acúmulo de gases no estômago.
A Assa Fétida possui ação carminativa, antiespasmódica e expectorante.
O óleo essencial exerce uma ação carminiativa, que depois da absorção é eliminado através dos pulmões, estimulando a expectoração.
O persistente e desagradável sabor e odor da Assa Fétida apresenta um efeito psicológico em alguns tipos de neuroses.
Alguns autores consideram-na emenagoga e anti-helmíntica.

Toxicidade/Contra-indicações: Os efeitos adversos são raros. É contra-indicado o uso para crianças com cólicas. Uma investigação mostrou que a Assa Fétida exerce um efeito oxidativo sobre a hemoglobina fetal, porém nada ocorre com a hemoglobina de adulto.

Dosagem e Modo de Usar:
• Tintura (1:5, 70% de etanol): 2-4 ml, três vezes ao dia;
• Goma-resina: 0,3-1 grama, em forma farmacêutica adequada, três vezes ao dia.
• Homeopatia: 3ª., 6ª., 12ª., 30ª. e 200ª.

Referências Bibliográficas:
• ALBINO, R. Pharmacopéia dos Estados Unidos do Brasil. 1ª edição. 1926.

• CAIRO, N. Guia de Medicina Homeopática. 1983.

• BRITISH HERBAL COMPENDIUM. Volume 1; BHMA; 1992.

• SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos
Livraria Editora. 2000.

• COIMBRA, R. Manual de Fitoterapia. 2ª edição. Cejup. 1994

11 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog!
Gostaria de saber se existe alguma erva brasileira que corresponde a Assa Fétida, pois é muito caro e dificil de conseguir ela aqui.

Obrigado!
Juliano

Unknown disse...

Olá !
Muito bom o detalhamento.
É possível postar informações onde comprar/encomendar esse produto.
Obrigado,
Edemilson

Aspazia disse...

ola, vc encontra assafetida normalmente em lojas de artigos para umbanda...não faço idéia do porquê, mas já encontrei...

Dafnis de Proença disse...

Sem querer fazer propaganda, se quiserem a resina, é possível encontrar nas lojas da farmaervas.

manuel luchines disse...

PORQUE OS UMANDISTAS USA PARA FAZER DEFUMAÃO PARA ESPANTAR ESPIRITUS RUIM OU EGUNS

Unknown disse...

Gostaria de comprar Assa Fétida não consigo, podem me ajudar por gentileza?
Obrigada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola,tenho procurado para comprar e tenho encontrado muita dificuldade em encontrar assa fétida.Por favor,vcs podem indicar algum lugar onde eu possa comprar 1kg

Obrigado!
Jose Carlos

RS disse...

No Mercado Livre comprei o produto puro em embalagens de 100gr e em torno de 85 reais cada.

RS disse...

Pra quem se interessar, no Mercado livre tem um vendedor vendendo assa foetida. Esta em torno de 85, 90 reais o pote de 100 gramas. Entre no Mercado livre e digite "assa-foetida tempero indiano".Espero ter ajudado.

Unknown disse...

OI pessoal...sempre tenho assa-fetida pra venda no Mercado livre....tb vendo produtos ayurvédicos como haritaki, ashwagandha, amalaki, triphala....etc.....precisar me chama no zap que envio link 15-991065522

link assafetida >>>https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1098386426-assa-fetida-100g-pura-asafoetida-100g-indiana-_JM