Pesquisa de Dicas e Ervas

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.

As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes

Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 3 de março de 2009

Altéia


Planta herbácea perene, a Altéia é famosa por sua virtude emoliente. Proveniente das estepes asiáticas muito antes de Cristo, esta planta aclimatou-se muito bem na Europa. Mede de 0,60 a 1,50 metros de altura, de caule robusto, cilíndrico, aveludado e pouco ramificado; folhas verde-esbranquiçadas, pecioladas, largas, espessas, lobadas, ovais e pontiagudas; flores brancas ou cor-de-rosa; o fruto é um poliaquênio tomentoso que contém semente castanha. A droga vegetal é composta de suas raízes, as quais são descritas na Pharmacopéia dos Estados Unidos do Brasil 1ª Edição: “A raiz de althéa, destinada aos usos farmacêuticos, deve ser privada do súber cinzento amarelado que recobre e das suas ramificações laterais. Ela se apresenta assim sob a forma de bastões cônicos, mais ou menos retos, amiúde algo retorcidos, de cor branco-amarelada; medem cerca de 30 cm de comprimento e 2 cm de espessura. Sua superfície externa possui rugas longitudinais bastante profundas, devidas à dessecação, e apresenta numerosas cicatrizes arredondadas, de cor amarelo-pardacenta, deixadas pela inserção das radículas; apresenta também de quando em vez algumas esquirolas fibrosas pouco aderentes. Sua fratura é curta, compacta e granulosa no centro, fibrosa nos bordos. A secção transversal é branca e apresenta uma zona cambial sinuosa e acinzentada. O cilíndro lenhoso tem uma estrutura raiada característica; a alguma distância da periferia ele apresenta um ou dois círculos ondulados concêntricos, mais ou menos aparentes, devidos à disposição bastante regular dos feixes fibro-vasculares.
Quando bem seca, esta raiz possui cheiro fraco, bastante agradável, que não deve lembrar o do mofo, e sabor adocicado e mucilaginoso.”

Nome Científico: Althaea officinalis L.

Nome Popular: Altéia, Althéa, Malvaísco, Malvarisco e Malva-branca, no Brasil; Marshmallow, Althea, Mortification Root, Sweet Weed, Wymote, Mallards e Schloss Tea, em inglês; Malvavisco, Altea e Acalia, em língua espanhola; Guimauve, na França; Eibsch, na Alemanha; Benefischi, na Itália.

Denominação Homeopática: ALTHAEA.

Família Botânica: Malvaceae.

Parte Utilizada: Raiz.

Princípios Ativos: Mucilagem: galacturononaramnanas, arabino e glicano arabinoagalatanas; Pectina; Asparagina; Lecitrina; Fitosteróis; Taninos; traços de Alcalóides.


Indicações e Ação Farmacológica: A Altéia é indicada nas afecções respiratórias: gripe, resfriados, faringite, laringite, bronquite, enfisema e asma; nas afecções gastrointestinais: síndrome do cólon irritável; no uso tópico: queimaduras, furúnculos, gengivites e faringites.
As mucilagens são responsáveis pelas ações emoliente, antinflamatória e expectorante, combatendo inflamações externas, como protetoras das mucosas do aparelho digestivo e contra as afecções catarrais das vias respiratórias.
Devido à abundância de mucilagens que a Altéia possui, pode ocorrer uma diminuição da absorção de fármacos quando administrados ao mesmo tempo. Entretanto, pode ser utilizada para prevenir o aparecimento de moléstias gástricas quando se utiliza drogas vegetais com elevadas concentrações de taninos.

Toxicidade/Contra-indicações: Não há referências na literatura consultada.

Dosagem e Modo de Usar:
• Uso Interno:
- Extrato Fluido (1:1): 30-50 gotas, uma a três vezes ao dia;
- Tintura (1:10): 50-100 gotas, uma a três vezes ao dia;
- Extrato Seco (5:1): 0,5-1 grama/dia.
- Xarope (5% de Extrato Fluido): quatro ou mais colheradas ao dia.

• Uso Tópico:
- Decocção: 20 a 30 g/l, aplicada sob a forma de compressas, loções ou gargarejos.

Referências Bibliográficas:
• ALBINO, R. Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil. 1ª edição. 1926.

• SCHAWENBERG, P.; PARIS, F. Guia de las Plantas Medicinales. Omega.
1980.

• PDR FOR HERBAL MEDICINES. 1ª edição. 1998.

• PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª
edição. 1998.

• SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos
Livraria Editora. 2000.

Nenhum comentário: